Investir em uma assessoria tributária de alta performance é ter a certeza de que receberá o suporte necessário para alinhar todas as informações de produtos, contando com o auxílio na complexa tarefa de manter suas obrigações fiscais atualizadas e corretas.
A Alerta Fiscal, possui profissionais especialistas, tributaristas conceituados e desenvolvedores de tecnologia que conseguem ter um olhar diferenciado sobre as dores de sua empresa, desenvolvendo um projeto sob medida para as suas necessidades.
Como varejista seu negócio precisa de um suporte específico em relação à classificação correta de produtos, contar com um cadastro de produtos assertivo e ter o respaldo de uma auditoria eficaz nas notas fiscais e demais documentos.
Tudo porque, você tem obrigações fiscais a cumprir todos os anos em diferentes esferas, além de estar submetido à cobrança dos mais variados impostos.
O não cumprimento destes deveres, determinados pela legislação tributária brasileira e pelos órgãos fiscais pode ocasionar uma série de consequências negativas ao seu negócio que vão desde autuação, multas e até mesmo o encerramento das suas atividades.
ASSESSORIA TRIBUTÁRIA NA PRÁTICA
Trazemos neste artigo um case real de um cliente da Alerta Fiscal para ilustrar as mudanças positivas quando o empresário opta por contar com uma assessoria tributária no desenvolvimento de sua rotina fiscal:
O PROBLEMA
Um grande supermercado, localizado no estado do Rio de Janeiro, encontrava-se com dificuldades de execução no seu processo de cadastro, sem as orientações necessárias para realizar a correta classificação fiscal dos seus produtos, responsabilizando sua contabilidade e software house, pelo insucesso nas suas operações.
Pagando impostos indevidamente não tendo a quem recorrer para a resolução e, como no mercado a mão de obra capacitada para cuidar do processo possui um custo muito elevado e é pouco eficiente, uma vez que não possui ferramentas tecnológicas para viabilizar as soluções, esse cliente procurou os serviços da Alerta Fiscal.
A ESTRATÉGIA
Através de uma reunião com executivos de negócios e uma equipe técnica multi especializada, o time da Aleta Fiscal identificou rapidamente que as informações tributárias atualizadas poderiam impactar imediatamente de maneira positiva a operação e os processos do cliente. Além disso, verificou-se que conter pagamento indevido de impostos poderia trazer mais controle e economia a curto, médio e longo prazo.
Ainda na parte inicial, foi identificada a necessidade de implantar uma cultura tributária na empresa, caso contrário os erros seriam passíveis de acontecer novamente.
A SOLUÇÃO
Fizemos a primeira atualização já nos primeiros 7 dias de contrato e, deste modo, corrigimos aproximadamente 70% do cadastro de todos os produtos industrializados que passavam pela operação do cliente.
Segregamos os itens monofásicos do cadastro, atualizamos os NCMs de acordo com a última resolução Camex, identificamos e corrigimos a tributação de produtos que haviam sido excluídos da lista de ST, além de revisarmos os produtos da cesta básica e o cadastro de alíquotas incorretos e inconsistências na redução da base de cálculo.
Também ajustamos os processos juntamente com a Software House para garantir que a informação fornecida, seria imputada automaticamente e imediatamente no cadastro do cliente, resultando em um cadastro atualizado e totalmente de acordo com as normas vigentes. Assim a classificação fiscal deixou de ser um problema e a entrada de novos produtos passou a ser feita automaticamente e de forma rápida.
O DETALHE DO PROCEDIMENTO
Fizemos um acompanhamento minucioso por meio de equipe in loco para mapearmos toda implantação das ferramentas e implementação de rotinas, o que fez toda a diferença para que os primeiros resultados tenham sido percebidos já no primeiro mês.
A segurança do cliente aumentou uma vez que tinha a seu alcance, todo suporte necessário para trazer assertividade no seu processo.
Assumimos o diálogo como especialistas em tributos, com a Software House e com a Contabilidade, contribuindo para que houvesse uma redução significativa do retrabalho em todas as etapas da operação.
A SATISFAÇÃO
Nosso cliente sentiu-se respondido em suas necessidades, podendo dividir conosco a responsabilidade de estar prestando as informações de forma consistente para o governo e, assim, deixando de se perceber como alvo de penalidades.
Ao ser procurado por outras empresas do mesmo segmento para ser apresentado a outras propostas com preço menor, o cliente posicionou-se firmemente defendendo o argumento de que tinha adquirido, a partir da nossa relação, muita confiança e segurança de que estava sendo atendido por uma empresa séria e competente e não tinha intenção de correr riscos de colocar todo esse resultado a perder.
Isso gerou fortalecimento do cliente no mercado e tranquilidade para executar os serviços com um aumento palpável de qualidade.
OS NÚMEROS
Foram aproximadamente 720.000 campos corrigidos, realizadas aproximadamente 4.560 consultas ao Multi Consulta (ferramenta da Alerta Fiscal) e gerado, no período de 12 meses, uma economia tributária de R$ 314.000,00.
TOTAL DO VALOR ECONOMIZADO: R$ 314.000,00 EM 12 MESES
ASSESSORIA TRIBUTÁRIA – CONCLUSÃO
Os números falam por si. É gratificante para nós testemunhamos as positivas mudanças dentro da empresa. Além de poder comprovar a efetividade dos nossos processos e ferramentas.
Tenha certeza que há sempre o que melhorar quando falamos em tributos e produtos do varejo. Isso porque, se trata de uma rotina complexa, que muitas vezes, não é executada da maneira correta.
Se você desejar saber como podemos aplicar essas transformações também em seu negócio, entre em contato conosco para uma consulta e surpreenda-se com todos os benefícios que você poderá receber.
Por Atracto
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