Quando você pensa em supermercado do futuro, o que te vem na mente? Robôs substituindo a mão de obra humana? Reconhecimento facial dos clientes? Variadas tecnologias atuando em todo o processo de compra, venda e entrega de produtos, gerenciamento de estoques, entre outras demandas do mercado?
Se é assim que você imagina, o que temos para te dizer é que o futuro já chegou! Sim, tudo o que foi citado já é uma realidade e está disponível para facilitar a rotina das lojas e tornar a experiência do consumidor cada dia melhor.
E o que já vinha ganhando força e se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, teve uma aceleração impressionante com o surgimento do Coronavírus. A quarentena e o distanciamento social apresentaram ao comércio novas carências que precisaram ser supridas imediatamente.
Vimos o aumento do consumo através de plataformas onlines e a urgência dos supermercados e outros comércios de se adaptarem à esse novo formato. Desenvolvendo plataformas virtuais e sistemas de entregas, antes praticamente exclusivos ao segmento de restaurantes.
Além, é claro, da adoção de medidas para manter também o atendimento das lojas físicas, quando preciso, de forma segura tanto aos clientes, quanto aos colaboradores.
Uma verdadeira transformação em massa que redefiniu os conceitos de se fazer negócio. E embora não saibamos o que vai continuar, após o Covid-19, o que sabemos é que nada será como antes.
Pois como dissemos, muitas dessas transições já estavam acontecendo, logo, mais cedo ou mais tarde elas entrariam em vigor. Claro que essa enxurrada de informações e imposições de adequação assustam em um primeiro momento, mas se pensar bem, já que essa é a realidade, o melhor que temos a fazer é encarar e nos adaptar na medida do possível.
Ao longo dos últimos artigos trouxemos as mais variadas formas de usar a tecnologia para facilitar a sua vida como empreendedor, atender melhor às necessidades de seus clientes e adequar o seu varejo à nova realidade.
Neste texto faremos um compilado com as dicas que você pode aplicar agora mesmo e entrar de vez para o grupo dos supermercados do futuro.
O FUTURO DA INTERNET É AGORA
“O que quero dizer aqui é que bem provavelmente você já se deu conta de que seu negócio não pode mais se resumir ao ponto físico de vendas, não é mesmo? Estamos vivendo uma crise totalmente nova, e que por se tratar de uma ameaça biológica, tem como medida principal de contenção o isolamento e distanciamento social.
Logo, se você tem apenas uma empresa na esfera física sentiu drasticamente a queda de vendas e consequentemente um desespero e possíveis prejuízos. E esse impacto está te obrigando a olhar com mais carinho para novas perspectivas como a utilização da internet para fazer negócio.
Primeiro que já é observada a mudança de comportamento de uma fatia dos consumidores que têm migrado cada vez mais para compras online e segundo que agora não estamos mais falando de perfil comportamental, e sim, de uma necessidade geral da população. Em um momento em que não se pode sair de casa, comprar através de aplicativos e lojas online se tornou a alternativa principal para a grande maioria dos clientes.
Se o distanciamento físico é obrigatório neste momento, a hora é de aproveitarmos ao máximo tudo o que a internet pode nos fornecer. Existem infinitas possibilidades e com certeza alguma delas, vai casar com o seu negócio.” – Trecho do artigo COVID-19: O QUE O VAREJO VEM APRENDENDO COM O NOVO CENÁRIO GLOBAL?
INVISTA EM TECNOLOGIA PARA COMUNICAÇÃO INTERNA
“Normalmente quando falamos em investir em comunicação, a primeira coisa que vem na mente é uma comunicação voltada para as vendas, com foco no consumidor. Isso acontece porque inevitavelmente eles se tornam prioridade, já que é da venda direta que vem o dinheiro que faz com que o negócio se mantenha vivo.
Não investir também na comunicação interna do seu negócio é um erro grave que, caso você esteja cometendo, precisa ser corrigido o quanto antes. O bom é que já observamos uma gradativa e significativa mudança nesse cenário.
De acordo com uma pesquisa realizada e divulgada pela ABERJ (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 63% das empresas já acreditam que a comunicação interna é um dos processos mais importantes em um ambiente organizacional, e a tendência de investimentos voltados para melhorar a comunicação interna estão em crescimento.
Afinal, os resultados das vendas de um varejo são reflexos direto do que está acontecendo nos bastidores. Se a casa não está funcionando bem, consequentemente o retorno também não atingirá o seu potencial máximo.
Ainda trazendo alguns dados da pesquisa da ABERJ: 93% das empresas ainda usam o e-mail como principal ferramenta de comunicação interna, 83% dão preferência para a intranet e 23% se adaptaram aos aplicativos de rede social corporativa. O que nos mostra que a utilização da tecnologia desenvolvida para o, que chamam de, social networking ainda é pouco explorada. Pense nisso.” – Trecho do artigo TECNOLOGIA NO VAREJO: COMO USAR FERRAMENTAS DE FORMA ASSERTIVA?
APOSTE EM UM SOFTWARE DE REVISÃO TRIBUTÁRIA E NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE PREÇOS
“De forma bem direta a revisão tributária é a apuração mais detalhada possível de todos os impostos que a sua empresa precisa pagar. Além de garantir que você esteja em conformidade com os processos, também lhe dá um visão geral dos riscos que corre e das oportunidades que podem surgir dentro da realidade da sua empresa, além de ser a chave para o correto cadastro de produtos que seu varejo comercializa.
Já o planejamento tributário permite que você tenha uma visão 360º da sua empresa e consiga identificar os pontos cegos que vão exigir mais dedicação. Porque de nada adianta estar com uma parte do processo redonda, se tem algo de errado no meio do caminho. É como se você estivesse o tempo todo apagando incêndios e nadando sem sair do lugar.
Além disso, o uso da ferramenta também vai te alimentar com dados suficientes para que você consiga ter um panorama muito melhor no momento de comprar, e principalmente, de vender seus produtos, ajudando a precificar cada mercadoria. mantendo assim, um equilíbrio saudável entre saída e entrada de receita.
Agora você deve estar se perguntando: além de investir em um software de revisão tributária eu preciso ter alguém especializado para executar essa tarefa? E a resposta é SIM! De nada vai adiantar ter a ferramenta se não existir a mão de obra qualificada para tirar o melhor proveito de todos os recursos que ela oferece.
Nossa dica de ouro é contar com a ajuda de uma assessoria fiscal e tributária especializada. E pode ter certeza que investir nesse combo é algo muito mais acessível do que você imagina. Entenda as vantagens:
O trabalho executado envolve de forma geral soluções fiscais e tributárias e englobam todo o processo desde análise inicial, traçando caminhos e apontando pontos de melhorias. Além de auxiliar na difícil tarefa de manter suas informações de produtos e, consequentemente, suas obrigações fiscais atualizadas e corretas elaborando um levantamento completo das necessidades para classificação correta de produtos e auditoria nas notas fiscais e demais documentos.” – Trecho do artigo AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UM SOFTWARE DE REVISÃO TRIBUTÁRIA
Agora que você já sabe por onde começar é hora de colocar a mão na massa. Para isso, conte com a assessoria da Alerta Fiscal. E para mais dicas sobre como a tecnologia pode transformar o seu negócio em um supermercado do futuro leia os outros artigos que produzimos com o objetivo de te ajudar nessa transformação.
Por Atracto
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