Ícone do site Alerta Fiscal

Hackeando o varejo: soluções tecnológicas que ajudam sua rotina

Há um pouco mais de 10 anos observamos uma evolução no uso da tecnologia no mundo do comércio, sempre com o objetivo central de facilitar e otimizar processos que, consequentemente, revertam em ganho de produtividade e também no financeiro. Por isso, para continuar a hackear o varejo, trouxemos algumas soluções tecnológicas que podem ajudar na sua rotina. 

 

Existem desde investimentos mais simples, aplicáveis sem muito esforço, até os mais complexos que irão precisar de um investimento maior. Cabe a você, empresário, definir quais são as reais urgências do seu negócio e optar por plataformas que atendam às suas necessidades e também à de seus clientes. 

 

Mas, independentemente de qual seja o tamanho da sua empresa, já adiantamos que existem ferramentas que consideramos, sim, indispensáveis e é por isso que vamos começar falando delas. 

 

AUTOMAÇÃO DA GESTÃO INTERNA 

 

“Para que tudo chegue perfeito aos pontos de vendas, sejam online ou físicos, existem inúmeros processos acontecendo nos bastidores que precisam estar funcionando da melhor maneira possível.

 

Estamos falando aqui de controle de estoques, folha de pagamento, recolhimento de impostos e tributos, entre outras demandas burocráticas. E além da existência das soluções em si é necessário ter pessoas especializadas para geri-las. Trabalho esse, realizado pela Alerta Fiscal. 

 

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS E BENEFÍCIOS QUE VOCÊ PODE AGREGAR EM SEU NEGÓCIO?

 

GESTÃO CONTÍNUA

 

Realização da gestão contínua da classificação fiscal de mercadorias para o varejo com levantamento das suas necessidades, desde o fechamento até a entrega.

 

SISTEMA INTELIGENTE

 

Segurança no cadastro com a classificação automática baseada na legislação atual e no código GTIN (EAN).

 

CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

 

Serviços de classificação de produtos para a correta emissão dos documentos fiscais (CUPOM FISCAL, NF-e e NFC-e) com cálculo correto de ICMS e ICMS-ST, eliminando possíveis multas e penalidades.

 

IDENTIFICAÇÃO DE CÓDIGOS

 

Identificação da NCM aplicável aos seus produtos e indicamos o código CEST correto e as alíquotas relativas ao IPI e ao Imposto sobre Importação, assegurando a sua constante atualização e a apuração de impostos.

 

MONITORAMENTO

 

Alíquotas e regras tributárias e monitoramento preciso de ICMS e ICMS-ST, IPI e PIS/COFINS

 

DIAGNÓSTICO PRECISO

 

ERP integrado com revisão de regras fiscais e apurações de impostos para validação de NF-e e NFC-e.” – Trecho do artigo TECNOLOGIA NO VAREJO: 5 DICAS PARA VENDER MAIS

 

AUTOMAÇÃO COMERCIAL 

 

Você já entendeu o quanto ter a sua gestão interna automatizada será vital para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Mas agora queremos te falar de um segundo ponto que vale a pena pesquisar e ponderar, pois se bem aplicado, em parceria com a parte gerencial, vai fazer muita diferença no dia a dia dos processos internos. 

 

Investir em ferramentas e software de automação comercial é uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar. Eles permitem que você tenha um maior controle quando falamos em gerenciamento 360º. Isso porque, de maneira geral, esses programas integram todos os setores do seu negócio. 

 

Veja alguns benefícios:

 

 

Chega de ficar perdido em meio à tanta informação e demanda. Com a automação comercial, você centraliza as informações e tem acesso à tudo o que precisa com mais facilidade, agilizando o trabalho e tendo mais confiança no momento de tomar decisões. 

 

PREVENÇÃO DE PERDAS 

 

De acordo com o portal Infovarejo investir em tecnologia no varejo é a chave para prevenção de perdas: “Segundo a consultoria Gartner, serão 26 bilhões de produtos inteligentes e conectados em uso em 2020 em todo o mundo. E um dos setores mais beneficiados, de acordo com a PricewaterhouseCoopers (PwC), será o varejo. A mesma tecnologia que auxilia nas vendas também está à disposição para prevenir perdas.

 

No passado, a tecnologia era muito restrita aos grandes varejistas. Hoje, com a nuvem, as soluções tecnológicas ficaram mais acessíveis para o pequeno e médio varejista. E, definitivamente, a questão prevenção de perdas deve ser discutida por toda empresa, independentemente do seu tamanho.

 

A tecnologia é um dos principais fatores para evitar prejuízos; medidas de prevenção podem diminuir as perdas em até 80%. Portanto o varejista precisa ter a consciência que a tecnologia chegou para ajudar a operação da loja, e não contar com inovações tecnológicas pode representar perdas e pouca lucratividade ao negócio.”

 

LOJA ONLINE – FULFILLMENT E ASSISTENTE VIRTUAL 

 

Chegamos em dois pontos que não são necessariamente vitais ao seu negócio, mas calgam o posto de queridinhos, quando falamos em tecnologia voltada para o atendimento ao cliente em lojas virtuais. 

 

Fulfillment: é uma palavra em inglês que possui uma tradução livre para cumprimento, realização e preenchimento. Está ligada às operações logísticas que passam por inúmeros processos desde o registro do pedido até o momento da entrega da mercadoria ao cliente. E seu objetivo é proporcionar a maior porcentagem de satisfação possível ao consumidor. 

 

Hoje sabemos que a fidelização de um cliente, vai muito além de promoções e preços, principalmente quando estamos falando de lojas virtuais. A entrega dos produtos intactos e dentro do prazo estipulado é crucial para determinar o nível de contentamento do cliente. 

 

Assistente virtual: De acordo com o site Supero, em 2021, 10% das vendas de varejo em cadeia serão criadas e gerenciadas por meio de assistentes digitais habilitados para voz, o que deve acelerar a predominância de mercados para a compra de produtos diários.

 

Percebe a fatia do bolo que sua empresa pode estar perdendo em não investir em softwares que atendam as necessidades, que já são atuais, e que se tornarão cada vez mais latentes em um futuro próximo? 

 

A HORA É AGORA 

 

Se você já está convencido que não dá mais para perder tempo e quer começar, agora, a investir em tecnologia em seu negócio, como falamos no começo desse artigo, o mais sensato é iniciar pela parte gerencial da empresa. Afinal, sem um equilíbrio nas finanças, e estamos falando aqui também de planejamento tributário e compra e venda de mercadorias, você não conseguirá se organizar para aplicar todo o restante das possibilidades.

 

A Alerta Fiscal possui uma equipe qualificada, além de deter a tecnologia que sua empresa precisa para que você entre, de uma vez por todas, no novo cenário mercadológico. Conte com a gente para revolucionar a gestão do seu varejo.

 

Por Atracto


 

 

Você também pode gostar do artigo GESTÃO DE ESTOQUE: SAIA DA CRISE E LUCRE MAIS

Sair da versão mobile